sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cachorros e suas pessoas

Quem me conhece sabe que gosto de cachorros. Tipo assim, muito. E o Cha gosta mais ainda do que eu. Isso eh uma coisa legal, porque aprendemos juntos a gostar tanto de cachorros.
Um mes antes de vir pro Canada entreguei minha pequena yorkie Amy pra nossa prima cuidar dela. Ela ja tinha um machinho, entao a Amy nao ia ficar sozinha. E a Angeli cuida super bem dos 2 dois, nao me arrependo nada dessa escolha. No comeco nao achei tao dificil fazer essa entrega. Eu ainda estava no Brasil, via ela de vez em quando, entao tava tudo certo...
Agora ja fazem quase 6 meses que eu estou aqui. Seis meses sem a minha Amy... E minha saudade aumenta cada dia mais. Mas nao eh saudade dela especificamente, eh saudade de ter um cachorro.
Eh ter um animalzinho dormindo ao seu lado quando voce assiste TV, ter alguem te incomodando quando voce esta a mesa comendo, ter alguem super feliz ao te ver quando voce chega do trabalho. Isso era uma das minhas coisas favoritas na Amy! Ela tinha o cantinho dela no nosso quarto, ficava deitada ao lado da janela, olhando pra fora enquanto nao estavamos em casa. Ai quando eu parava o carro em frente ao portao ela erguia a cabeca so pra ter certeza que era eu, e ja saia correndo escada abaixo (dava pra ver ela pulando atraves dos tijolos de vidro da escada) e quando eu abria a porta, la estava ela, saltitando, feliz, querendo colo e carinho!

Eu sinto falta de ter um caozinho...
Mas sei que um cachorro nao substitui uma pessoa.
O Cha e eu estavamos falando sobre isso um tempo atras...

Eh muito mais facil gostarmos de cachorros do que de pessoas. Aquele negocio de que a "alma" deles eh pura, eles nao tem maldade, eles sao fieis, amigos, nao vao te julgar.
Fiquei pensando sobre isso... Isso eh certo? Eh certo darmos mais valor para um animal do que para um ser humano?

Falei pro Cha: qual eh a tua reacao ao ver um cao num parque caminhando com seu dono?
Voce olha pra ele, acha lindo, fofo, chega perto, pergunta pro dono se pode fazer carinho, conversa com o cachorro, diz pra ele que ele eh muito lindo, comeca a brincar, se duvidar acabada rolando na grama junto com esse cao desconhecido. Voce nao tem medo dele. Voce sabe que ele nao vai te trair. Voce se entrega a ele.
A proxima pergunta foi: qual a tua reacao ao ver uma pessoa caminhando num parque?
Voce nao olha pra ela, faz de conta que nao ve, continua no seu caminho... E quando alguem puxa conversa com voce, ja fica com um pe atras, desconfiado, inseguro, com medo. Voces podem ate trocar algumas palavras, mas voce nao vai se abrir. Voce nao vai dar um abrac'o nela. Voce nao vai se entregar.

Eh muito facil pro cachorro gostar de voce se voce o trata bem. E por incrivel que parec'a, eh muito facil pra uma pessoa gostar de voce se voce a trata bem.

Talvez no dia em que comecarmos a tratar as pessoas do jeito que tratamos nossos cachorros, saberemos qual o verdadeiro valor do ser humano.

2 comentários:

Talita disse...

gostei Dani...bjo

Vancouver +3 disse...

Eu tb gosto muito de cachorros, mas nem penso em ter um morando em Vancouver, Dá muito trabalho e gasta muito!!! é um filho a mais...nem pensar!!! rsrsrsrs... bjs